Brasil foi país que ganhou mais segurança para andar à noite
 
 
18/03/2014

São Paulo - Você se sente seguro ao andar pelas ruas das nossas cidades à noite? Pois se o Brasil ainda está longe de ser líder mundial neste quesito, em nenhum outro país do mundo a situação melhorou tanto entre 2007 e 2012. É o que diz relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), lançado hoje.

No Brasil, 57% das pessoas afirmaram que se sentem seguros ao caminhar à noite, um aumento de 21 pontos percentuais entre 2007 e 2012.

É o maior crescimento entre os 40 países avaliados pelo relatório "Society at a glance 2014".

O aumento na sensação de segurança, no entanto, ainda deixa o Brasil muito longe dos países que lideram o ranking.

Os dez primeiros colocados têm, todos, mais de 80% de sua população se sentindo confortável em andar pelas ruas à noite.

Em primeiro lugar, com 89%, ficou a Noruega, seguida de Eslovênia (86%) e Áustria (85%).

Em todos esses países, a percepção de segurança cresceu, mas em nenhum deles o crescimento foi tão grande quanto no Brasil.

Segundo a OCDE - grupo que reúne, em sua maioria, nações desenvolvidas - esse é um indicador importante porque mostra em que medida as pessoas sentem que a sua liberdade de movimento e propriedade são protegidas.

"Um alto nível de segurança pessoal pode promover a abertura, o contato e a coesão social", explica o relatório.

Os dados da OCDE mostram ainda que no período avaliado (entre 2007 e 2012) houve também um crescimento da confiança dos brasileiros em relação à polícia local. 

Fonte: Revista Exame

 
Compartilhe:
 
Comentarios:
 
Dlista Publicações ® 2014 - Todos os Direitos Reservados Web Design